sábado, 18 de outubro de 2008

A Barca de Fantasia

A BARCA DE FANTASIA

Matilde era decerto a mais formosa e talentosa das meninas da escola de Rio Mau. Usava nas tranças do cabelo negro que pendiam sobre os ombros, uma flor de malmequer espetada que ia bailando de forma graciosa quando ela, saltava as linhas rectangulares rabiscadas na terra, jogando à Boneca. Nada podia perturbar a pureza deste ser que apenas com seis anos já imaginava o mundo inteirinho em sonhos e manifestava vontades interesseiras de alargar horizontes e conhecer terras as quais pela primeira vez ouviu descrever na velha escola primária situada junto ao cais do Remoinho.
Havia nos seus olhos cor de água, belos como as mais lindas transparências do rio Douro, uma avidez constante pelo saber, um secreto desejo que foi crescendo no seu coração e se havia de manifestar em circunstâncias específicas e habilmente preparadas por ela. Aguardou com serenidade o momento da realização do seu primeiro sonho como quem espera pela luz da madrugada que demora mas trás sempre consigo o despontar de um dia novo e uma esperança renovada.
 -Eu quero ver o mar! Foram estas as palavras da Matilde, numa manhã de um dia calmo, doce e sereno de Outubro da sua também doce e terna meninice, quando a mãe lhe perguntava que prenda ela queria receber no dia dos seus anos.
Prenda!
Quantas foram essas secretas esperanças e intermináveis ilusões embrulhadas em papel de fantasia, alimentadas no peito carinhosamente, que todos os anos nasciam e acabavam por morrer sem qualquer possibilidade de concretização? Muitas! Ninguém imaginava as razões objectivas que a levavam a tão singular e obstinado pedido, mas sim outras  comuns à maioria das crianças da sua pequena terra espicaçadas por uma curiosidade hereditária.
Ver o mar, pousar a vista nessa azul imensidão de água salgada morada de belos navios onde decorriam as extraordinárias aventuras de piratas e terríveis naufrágios plasmados primorosamente nos livros de Emílio Salgari, era o sonho de Matilde e de muitos idosos que iriam viver e morrer sem nunca alcançarem essa visão querida. O mar não é distante de Rio Mau, escassos quilómetros separam o atlântico deste pedaço de chão onde ela tinha nascido mas, sem horizontes prolongados, cercada por montanhas quase intransponíveis e sem estradas ou caminhos, tendo como único refugio o rio Douro, só poderia imaginá-lo na sua grandiosidade e deslumbramento. O rio corre para lá todos os dias, todas as noites; impaciente e nervoso, segue os trilhos do passado sem trazer uma notícia, sem um convite, sem nunca lhe falar dele mesmo nos dias em que misturado com ele, voltava a Pédemoura empurrado pelas marés vivas. O Douro, o seu primeiro amor verdadeiro, o espelho que reflectia a sua imagem pequenina, o berço doirado onde nasceram as suas utopias e inocentes  primeiras fantasias, tinha para ela, projectos de vida que sempre teimou em ignorar, mas o rio nunca impediu, não quis impedir, que as águas da vida lhe dessem outro chão por alguns anos. Partiu no sentido inverso do sonho, andou por terras distantes onde se acentuam as saudades que lhe vevoravam a alma e, movida por elas, voltou ao lugar onde nasceu.
Soube que o rioe teve saudades dela, que se revoltou na sua ausência o tolo; perdido de ciúmes, a julgar que ela o tinha esquecido e trocado por outro,  sem saber que ela o levou no coração, que o deixou correr nas veias livre e senhor de todo o seu destino, como um louco inundou a terra.
-Tu queres ir ver ao mar Matilde? Não queres antes uma boneca, uns vidrinhos, um carrinho, umas canequinhas e outras coisas assim?
-Não minha mãe, o que eu queria muito era ver o mar; sentir as ondas e ouvir aquele rumor que se ouve na concha que está acolá em cima da mesa da sala! O búzio univalve que a fascinava. A couraça onde o mar explodia em sussurros que a prenderam ao nascer, repousava e enfeitava a velha mesa há dezenas de anos como jóia abandonada, relíquia que o mar enviara no propósito de fazer amigos ou de reclamar atenção. Permaneceu ali adormecida, sem qualquer aparente serventia, objecto de decoração somente mas sempre na expectativa de fascinar alguém.
Teve a sua prenda a materialização da sua visão celeste e, logo no outro dia corria para ele desde o Infante, no nostálgico eléctrico da Cantareira que ao desfazer da curva dos Pilotos da Barra lhe mostrou as palmeiras da Meia-laranja com o mar ali todo à sua espera. Sentou-se nas coçadas pedras do Cais Velho e procurou no infinito horizonte as causas de tamanha e aflitiva inquirição: um barco, ela queria ver um barco que rasgasse as ondas, que desfraldasse as velas, talvez um veleiro que de mares distantes viesse aqui refugiar-se, neste magnifico estuário de onde partiu invencível armada, perseguido por piratas de pernas de pau e olhos vendados por anteparas de couro, de ganchos enfiados nas mãos, os mesmos ou outros idênticos aos de que falavam as historias aos quadradinhos do Mundo de Aventuras que o Afonso Leal lhe vendia usadas, na livraria de Penafiel. Matilde queria ver o ribombar dos canhões do Castelo do Queijo a despejar bolas de fogo e ferro sobre as armadas dos infiéis, dos saqueadores que evadiam a Pátria que já lhe tinham ensinado a amar. Ela queria os seus sonhos de criança intactos, reproduzidos ao pormenor da história fascinante que o pai lhe contou sem perceber que lhe traía a mente, que a lançava num mundo tão irreal e tão fantástico de cujo o estilo assombroso nunca mais foi capaz de sair.
Uma enclausurada, é o que se sente hoje por nunca ter quebrado as amarras das conspirações em que a vida a meteu sem lhe ter dado ouvidos, sem lhe perguntar ao menos, se ela queria ou não ser feliz.
Olha ainda agora esse horizonte de água, perdido nas neblinas da vida como um náufrago solitário e aflito em alto mar. Recorda o que era nesse tempo de criança e o que é agora depois de ter perdido o mar, o seu veleiro, o pai que lhe contou as histórias e a mãe que a levou até ao oceano só para lhe mostrar uma ilusão. Olha o que sobrou desse feliz presépio desfeito reconhecendo ainda em si própria, a criança desejosa a quem só sobrou um horizonte.
-O mar é tão grande e não vejo barcos minha mãe, e eu queria tanto ver um barco! Não havia qualquer embarcação a aproar ao porto de Leixões, sequer uma traineira que demandasse a barra para se refugiar num recanto qualquer do Douro. O que Matilde sentiu naquele momento foi o apelo genuinamente português passado de geração em geração pelo gemer das guitarras de Lisboa e relembrado em cada recanto do mundo nos vestígios deixados pelos nossos antepassados que nunca temeram a imensidão do mar. Apelo do sangue que nos atrai, que nos faz correr para ele sem mesmo nunca antes o ter conhecido.
 Havia lágrimas a correr nas faces de Matilde pela desilusão que estava a sentir. A sua quimera, a sua maior aspiração, morria ali nas areias da praia da Foz sem qualquer possibilidade de realização. Quis navegar, percorrer a estrada líquida dos seus sonhos mas compreendeu naquele instante que o mar é grande demais para caber num sonho.
 A mãe olho-a comovida na bondade de um olhar feito de ternura, pegou-a ao colo e apertou-a contra o peito ao mesmo tempo que lhe indicava uma traineira a balouçar solitária na outra margem do rio:
-Olha acolá no outro lado, na Afurada, não vês um barco…que lindo barco!...
-Não minha mãe, aquilo não é um barco, aquilo, é uma barca de fantasia…

7 comentários:

Anónimo disse...

Frank Gore 49ers Jersey axiotakix
Donnie Avery Kids Jersey axiotakix
Women's Drew Brees Jersey axiotakix
http://www.authenticniketexansjerseys.com

Anónimo disse...

ï»?Tailgating is about friends[url=http://www.robertgriffiniiijersey.net]Robert Griffin III Jersey[/url]
food[url=http://www.AntonioBrownJersey.net]Antonio Brown Authentic Jersey[/url]
and the game Dick Schaap ? Dick Schaap was a lot of things: writer[url=http://www.AdrianPetersonJersey.net]Adrian Peterson Womens Jersey[/url]
broadcaster and author The Oakland Raiders have had thirteen enshrinees in the Football Hall of FameBirds and butterflies eat insectstimestamp a
ï»?At times we have seen a player fail to advance or refine their techniques because they don't ask for added assistance Bin Laden is on the American Federal Bureau of Investigation's list of FBI Ten Most Wanted Fugitives due to several 1998 US embassy bombingsreply:hover > span background-position: -16px 3px; p As a soccer coach in Carmel Valley and a little league volunteer[url=http://www.AlfredMorrisJersey.net]Alfred Morris Jersey[/url]
Marshall understands the heart of the community--its children An authentic youth NFL jerseys for teens such as these are considered to be a collectors item and a must have for every NFL fanatic Still[url=http://www.AldonSmithJersey.net]Aldon Smith Womens Jersey[/url]
I listened to other player's opinions and read some reviews of the pool cue brand I thought I wanted

Anónimo disse...

[url=http://www.patriotsfootballprostore.com/brandon_spikes_jersey_super_bowl]Brandon Spikes Jersey[/url] emurbursofs
[url=http://www.patriotsfootballprostore.com/]Patriots Super Bowl Jersey[/url] TynckeyncBype
[url=http://www.footballravensprostore.com/torrey_smith_jersey_super_bowl]Torrey Smith Jersey[/url] Proonseorek

Anónimo disse...

[url=http://www.patriotsfootballprostore.com/]Patriots Super Bowl Jersey[/url] emurbursofs
[url=http://www.patriotsfootballprostore.com/]Nike Patriots Super Bowl Jersey[/url] TynckeyncBype
[url=http://www.footballravensprostore.com/haloti_ngata_jersey_super_bowl]Haloti Ngata Jersey[/url] Proonseorek

Anónimo disse...

[url=http://casodex-bicalutamide.webs.com/]Casodex buy
[/url] Binabic
generic Bicalutamide
Probic

Anónimo disse...

[url=http://culturadigital.br/longchampsacsa/]sac longchamp[/url] Shoulder bag: the size of should bag depends on the Designer Mulberry Dan Natural Leather Messenger Bag Light Coffee for Men,you'll find designer Mulberry handbags, award- winning customer service. distance of route. Generally speaking, the 30 liters is enough. When you buy the shoulder bag, you should try it again and again. Then into the elements again. It had cleared into an overcast but warm morn, the sort where time seems to stand still and the natural sounds of life being lives are enhanced by the peaceful calm. I instructed how to lift self seeded nasturtiums then let Sam do it.
[url=http://longchampbagsd.webeden.net/#/blog/4574070481]sacs longchamps[/url] UseThe world Cheap Mulberry Bags Online, Natural leather Mulberry Zip Around Slim Natural Leather Purse Black for Women sale for you consumes 500 billion to 1 trillion plastic bags annually, and the United States is responsible for using 100 billion, reports Californians Against Waste. That global consumption rate translates into 1 million plastic bags used per minute. California residents put 147,000 tons of plastic bags in the trash each year at the rate of 600 per second.
[url=http://saclongchampa.angelfire.com/]sac longchamp[/url] Jamestown is the oldest city and the region in Accra. So take a trip to the busiest and the largest fishing harbour. You can also get some spectacular view of the life by the sea by climbing on top of cliffs or for a better view get on to the lighthouse.. They lost. This is a dichotomy. Millions of automobiles are on the road every day. Some traditional embroidered mojaris are made with bright and ornate threads for beautification. The design can range from a complicated appliqué involving embroidery, punches, weaves to a simple cut out shape from any material like leather or textile. Slip-on jooties, sandals and slippers are some of the updated and modernized versions of Mojaris. The good quality ofReplica Burberry Handbagsare particularly exactly the Mulberry Luggage Bag online store sale Mulberry Women's Bayswater Leather Clutch Light Coffee Bag outlet sale same because the unique Burberry handbags. The difference is the price in the replica Burberry handbags is considerably much less expensive than a original 1. As we all know, original Burberry handbags are simply go out of date.

Anónimo disse...

I think, that you are not right. I am assured. I can defend the position. Write to me in PM, we will communicate.
What charming message
Willingly I accept. The theme is interesting, I will take part in discussion. I know, that together we can come to a right answer.
I can speak much on this theme.
And that as a result..

[url=http://www.rochesterbootcamp.com/bbpress/topic.php?id=92304&replies=1#post-95851][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://support.hishandiworkthemes.com/topic/vintage-nhl-phil-esposito-bruins-jersey-sizes?replies=1#post-298936][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.shop99.us/bbs//forum.php?mod=viewthread&tid=163640][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://kongkongkong.com/forum.php?mod=viewthread&tid=154176][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://868home.com/bbs/showtopic-97363.aspx][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]